SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A Influência da Propaganda no Processo de Decisão de Compra do Adolescente Brasileiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

FORMIGA, Nilton Soares  y  DINIZ, Ariosvaldo da Silva. Estilo da Orientação Cultural e Condutas Desviantes: Testagem de um Modelo Teórico. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 02-11. ISSN 1982-1247.

O problema dos comportamentos desviantes entre jovens tem sido motivo de reflexão por especialistas das diversas áreas das ciências humanas e sociais. Das muitas explicações sobre esse fenômeno, a que se refere às mudanças culturais que vêm ocorrendo no mundo, apreendendo uma dinâmica individualista ao invés da valorização do coletivo, tem merecido destaque. Sendo assim, as consideradas síndromes culturais, referidas aos compartilhamento de atitudes, crenças, normas, papéis sociais e definições do eu, que orientam as pessoas a determinado tipo de comportamento, seriam mais uma variável que contribuiria para o quebra-cabeça das condutas juvenis, especificamente as que permeiam a delinquência. 540 jovens entre 14 e 21 anos responderam aos atributos de individualismo e coletivismo e condutas antissociais e delitivas. A partir do programa AMOS GRAFICS 7.0, os principais resultados indicaram que as orientações individualistas explicam, positivamente, as condutas desviantes; enquanto as orientações coletivistas explicam negativamente tais condutas.

Palabras clave : Orientação cultural; condutas desviantes; modelo causal; jovens.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )