SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Style of Cultural Orientation and Deviant Conduct: Testing of a Theoretical ModelFactors Associated with Low Academic Performance of Gifted Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

ANGELO E SILVA, Marcílio; ROAZZI, Antonio  and  SOUZA, Bruno Campello de. A Influência da Propaganda no Processo de Decisão de Compra do Adolescente Brasileiro. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 12-27. ISSN 1982-1247.

O presente trabalho versa sobre aspectos referentes ao consumidor e a fatores que podem influenciar sua decisão de compra, como a propaganda. Concentra-se no comportamento do consumidor adolescente brasileiro recifense, uma vez que poucos estudos têm sido feitos nesta área no Brasil. Aborda inicialmente aspectos relativos ao contexto social brasileiro, relacionados à adolescência e aspectos do marketing, de forma particular a uma de suas táticas promocionais, a propaganda. Analisa criticamente as possíveis relações diretas ou indiretas da propaganda com o processo de decisão de compra do consumidor. Teve como objetivo principal verificar se a propaganda exerce influência determinante na decisão de compra dos adolescentes. Apoia-se na teoria das facetas e na abordagem quali-quanti, usando como instrumentos a associação livre, a classificação dirigida, situação hipotética de compra e escala Likert relacionada ao peso da propaganda para decisão de compra. Análises descritivas, de variância Kruskall-Wallis e multidimensional através da técnica SSA (Smallest Space Analysis) e de entrevista foram realizadas. Verificou-se que a propaganda não se apresenta, na opinião dos participantes, como uma influência determinante na decisão de compra dos mesmos.

Keywords : Comportamento do consumidor; adolescência; propaganda; influência determinante; tomada de decisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )