SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1A Influência da Propaganda no Processo de Decisão de Compra do Adolescente BrasileiroTreinamento de Habilidades Sociais em Grupo: Uma Intervenção com Tarefas Lúdicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

OUROFINO, Vanessa Terezinha Alves Tentes de; FLEITH, Denise de Souza  y  GONCALVES, Fernanda do Carmo. Fatores Associados à Baixa Performance Acadêmica de Alunos Superdotados. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 28-38. ISSN 1982-1247.

Este trabalho tem como objetivo apresentar fatores associados à baixa performance acadêmica de alunos superdotados. Essa condição, denominada em inglês de underachievement, é caracterizada pelo descompasso entre o potencial revelado e a performance na realização de tarefas na escola e na vida. Os fatores mais recorrentes na literatura são os individuais ou internos - motivação, autoconceito, criatividade - e os ambientais ou externos como família e escola. Espera-se com este estudo auxiliar especialistas, educadores e familiares a reconhecerem a existência dessa condição e os fatores associados, para que possam propor práticas educativas e pedagógicas adequadas às necessidades e características dessa subpopulação de superdotados.

Palabras clave : Superdotação; condição underachievement; alunos superdotados underachievers; fatores associados.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )