SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Fatores Associados à Baixa Performance Acadêmica de Alunos SuperdotadosRegulação dos Estados de Vigília de Bebês (um e cinco meses) em Contextos Diádicos Mãe-bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

NAVES, Renata Magalhães; ROTUNDO, Raquel Cardoso Borges; CARVALHO, Kárita Donizete Rodrigues de  e  BAIA, Fábio Henrique. Treinamento de Habilidades Sociais em Grupo: Uma Intervenção com Tarefas Lúdicas. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 39-50. ISSN 1982-1247.

Este trabalho objetivou ampliar repertório de habilidades sociais (HS) utilizando tarefas lúdicas. Participaram 163 alunos (7 a 10 anos) de duas escolas particulares. Realizaram-se entrevistas em que agentes educacionais e pais relataram ocorrência de comportamentos não habilidosos socialmente. Foi utilizada observação direta para mensuração e comparação de comportamentos durante linha de base (LB) e intervenção. Os dados da LB variam entre 55% e 70% de comportamentos não habilidosos. A intervenção consistiu no Treino de HS, utilizando discussão com os participantes de cenas de filmes, além de treinos de seguimento de regras e oficinas para desenvolvimento de HS. Os resultados revelam aumento da emissão de comportamentos socialmente habilidosos (75%) e redução de comportamentos não habilidosos (25%). Conclui-se que o programa de intervenção foi bem sucedido.

Palavras-chave : Treino de habilidades sociais; intervenção secundária; tarefas lúdicas; seguimento de regras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )