SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Treinamento de Habilidades Sociais em Grupo: Uma Intervenção com Tarefas LúdicasClassificação e Diagnóstico de Transtornos Alimentares na Infância: Nem DSM, nem CID-10 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SEIDL-DE-MOURA, Maria Lucia; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes; PESSOA, Luciana Fontes  y  MARCA, Renata Gomes da Costa de. Regulação dos Estados de Vigília de Bebês (um e cinco meses) em Contextos Diádicos Mãe-bebê. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 51-60. ISSN 1982-1247.

As características individuais do bebê, os contextos específicos nos quais ele se desenvolve, e as atividades realizadas pelos adultos, interrelacionam-se, constituindo um sistema dinâmico que permite a regulação dos estados de vigília do mesmo. Neste artigo foram analisadas comparativamente as mudanças nos estados de vigília em dois momentos do desenvolvimento, aos trinta dias e aos cinco meses, e identificadas as atividades maternas e os contextos específicos associados a essas mudanças. Trinta díades mãe-bebê foram filmadas por quinze minutos em suas residências. Os estados foram classificados em: sono, sonolência, alerta, inquietação e choro. Bebês de cinco meses apresentaram capacidade de regulação mais previsível, tipos de transição mais restritos, maior capacidade de manutenção em um estado específico e mais atividades em um maior número de contextos. Há indicações do desenvolvimento da capacidade do bebê de regulação de seus estados de vigília de forma articulada ao papel do adulto e do contexto.

Palabras clave : Estados de vigília; contextos; regulação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )