SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Regulação dos Estados de Vigília de Bebês (um e cinco meses) em Contextos Diádicos Mãe-bebêExplorando o Perfil de Saúde dos Idosos do Exército Brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PINHEIRO, Nádia Prazeres. Classificação e Diagnóstico de Transtornos Alimentares na Infância: Nem DSM, nem CID-10. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 61-67. ISSN 1982-1247.

Este artigo descreve as principais dificuldades e limitações para diagnosticar transtornos alimentares na infância sob os critérios do DSM-IV e CID-10. São revistos todos os critérios de cada tipo de transtorno e paralelamente à sua indicação são apontados os principais pontos frágeis e de críticas. Em seguida, é feita uma explanação acerca dos transtornos subclínicos que, apesar de serem de difícil detecção, também prescindem de um diagnóstico precoce. Ao final, se apresenta um sistema de classificação ainda pouco difundido no Brasil: GOS, que é uma sistematização dos tipos de transtornos alimentares infantis e seus sintomas, baseada em achados de investigações. Deste modo, o propósito é de trazer novas possibilidades para discutir o refinamento do diagnóstico infantil.

Palavras-chave : Transtornos alimentares; infância; diagnóstico; DSM-IV; CID-10.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )