SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1Classificação e Diagnóstico de Transtornos Alimentares na Infância: Nem DSM, nem CID-10Survey sobre a Avaliação da Qualidade do Serviço de Segurança Oferecido pela Polícia Militar segundo Proprietários e Funcionários de Comércio em Brasília: Quality Evaluation of Security Service Offered by Military Police according to Owners and Employees of Commerce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

OLIVEIRA, Daniele Cupertino de  e  CUPERTINO, Ana Paula. Explorando o Perfil de Saúde dos Idosos do Exército Brasileiro. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.1, pp. 68-76. ISSN 1982-1247.

O militar brasileiro usualmente segue uma rotina de atividades físicas regulares e hábitos de vida saudáveis. Estas características têm sido diretamente relacionadas com qualidade de vida na velhice. Foram enviados 600 questionários para militares aposentados. 19,3% dos militares retornaram os questionários. Avaliamos aspectos socioeconômicos, grau de satisfação pessoal, autoavaliação da saúde, hospitalizações, quedas, alterações do sono, morbidade e outros fatores de risco. Observamos que 87,7% são casados e 85% residem em imóvel próprio. Apesar de relatarem (85,1%) pelo menos uma morbidade, a grande maioria apresentou sono bom e alta satisfação com a vida. Em relação aos hábitos de vida, 43,8% raramente consomem bebidas alcoólicas, 11% são sedentários e somente 4,3% fumam, atualmente. Este é o primeiro estudo que descreve o perfil dos idosos do Exército Brasileiro. No geral eles relatam bom perfil de saúde, alta satisfação com suas vidas, suporte social estável e poucos fatores de risco.

Palavras-chave : Envelhecimento; saúde do idoso; Exército Brasileiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )