SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2A estrutura como representação na obra inicial de Merleau-PontySaúde Mental e Afastamento do Trabalho em Servidores do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SIMANKE, Richard Theisen. Um Ponto Cego no Programa de Naturalização da Fenomenologia: O Conceito de Natureza. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp. 108-116. ISSN 1982-1247.

Este trabalho retoma a discussão dos problemas filosóficos envolvidos na proposta de uma integração entre as ciências da cognição e a fenomenologia. Esse programa implica a necessidade de uma adaptação desta última ao naturalismo científico pretendido pelas primeiras, que se exprime num projeto de naturalização da fenomenologia. Mais especificamente, o trabalho introduz a discussão de um ponto fundamental que não parece ainda ter sido sistematicamente abordado na avaliação desse programa, a saber, a necessidade de colocar em questão o próprio conceito de natureza subentendido na epistemologia das ciências naturais e nessa proposta de naturalização. O trabalho conclui com a sugestão de que as reflexões de Merleau-Ponty sobre o conceito de natureza poderiam fornecer os recursos filosóficos essenciais para sustentar uma efetiva integração entre os dois domínios, evitando uma simples redução da fenomenologia aos pressupostos epistemológicos e metafísicos implícitos nas ciências da natureza já constituídas.

Palavras-chave : Fenomenologia; ciências cognitivas; naturalismo; conceito de natureza; Merleau-Ponty.

        · resumo em Inglês     · texto em Português