SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Um Ponto Cego no Programa de Naturalização da Fenomenologia: O Conceito de NaturezaTreinamento de Pais na Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças com Transtornos Externalizantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

FONSECA, Rosália Maria Costa  e  CARLOTTO, Mary Sandra. Saúde Mental e Afastamento do Trabalho em Servidores do Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp. 117-125. ISSN 1982-1247.

O presente estudo buscou identificar a prevalência de afastamentos por Transtornos Mentais e do Comportamento relacionados ao trabalho, bem como avaliar a associação entre variáveis sociodemográficas, laborais e tipo de transtorno com a quantidade de licenças e dias de afastamento em 219 servidores públicos judiciários, no ano de 2009. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizandose a prova t de student, ANOVA, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. Resultados evidenciaram maior prevalência de transtornos do humor. Os servidores que trabalhavam na 1ª Instância, na cidade de Porto Alegre e região metropolitana, que se afastaram por uso de substância psicoativa e transtornos de humor apresentaram maior número de dias de afastamento. Os mesmos resultados foram encontrados com relação às licenças médicas, com exceção da cidade ou região de trabalho do servidor.

Palavras-chave : Transtornos mentais; setor público; saúde do trabalhador; licença médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português