SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Saúde Mental e Afastamento do Trabalho em Servidores do Judiciário do Estado do Rio Grande do SulPsicologia Social em Minas: Contexto Sócio-político de Produção na Psicologia & Sociedade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

LOBO, Beatriz de Oliveira Meneguelo; FLACH, Katherine  e  ANDRETTA, Ilana. Treinamento de Pais na Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças com Transtornos Externalizantes. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp. 126-134. ISSN 1982-1247.

A interação entre pais e filhos apresenta importante papel no desenvolvimento das crianças, de forma que dificuldades nessa relação apresentam associação com comportamentos disfuncionais e transtornos psiquiátricos. Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma revisão da literatura acerca da inter-relação entre pais, fi lhos e problemas externalizantes infantis, bem como a importância do engajamento dos pais para a psicoterapia com crianças. O artigo enfatiza o treinamento de pais, estratégia incluída na terapia cognitivo-comportamental, que tem por fim instruir os pais acerca de práticas parentais que visam a diminuir comportamentos desadaptativos e incentivar comportamentos pró-sociais das crianças. Por fim, considera-se a relevância da implementação desse programa de tratamento em contextos clínicos, escolares e hospitalares como forma de prevenção e promoção de saúde.

Palavras-chave : Treinamento de pais; práticas de criação infantil; terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português