SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Treinamento de Pais na Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças com Transtornos ExternalizantesRevisão Sistemática sobre Fatores de Risco Associados à Depressão Pós-parto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MAYORGA, Claudia; NASCIMENTO, Adriano Roberto Afonso do; PINTO, Geíse Pinheiro  e  PINTO, Tatiana Pedrozo de Souza. Psicologia Social em Minas: Contexto Sócio-político de Produção na Psicologia & Sociedade. Psicol. pesq. [online]. 2011, vol.5, n.2, pp. 135-145. ISSN 1982-1247.

Apresentamos um mapeamento da produção da psicologia social em Minas Gerais tomando como referência o periódico Psicologia & Sociedade. Buscamos explorar as articulações teóricas e práticas dessa produção com seu contexto sócio-político mais imediato. Realizamos um estudo documental e o corpus construído foi composto pelos 10 primeiros números desse Periódico (entre 1986 e 1992). Como resultado, identificamos que 83,74% da produção de Minas Gerais nesse período apresentava como vinculo institucional a UFMG. Em relação à temática, houve a predominância de psicologia comunitária e análise institucional (19,7%) e gênero e sexualidade (13,1%). A forma como foram abordadas revela uma preocupação com as dimensões ética e política da psicologia social, interesse pelas minorias sociais, pela transformação de relações de opressão e com novos lugares do psicólogo.

Palavras-chave : Psicologia social; produção científica; Minas Gerais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português