SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Morphological Awareness Development in the First Years of Primary Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

BAPTISTA, Makilim Nunes; CARNEIRO, Adriana Munhoz; GOMES, Juliana Oliveira  and  CARDOSO, Hugo Ferrari. Análise Epidemiológica do Suicídio em duas Regiões do Estado de São Paulo entre 2004 e 2008. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 2-12. ISSN 1982-1247.

O suicídio é um problema de saúde pública, o qual vem aumentando nas últimas décadas. Estudos de levantamento são importantes no sentido de apontar regiões em que esse fenômeno ocorre com maior frequência a fim de desenvolver programas preventivos. Assim, este estudo visa a contribuir para este campo, mediante o levantamento de perfis de suicidas entre os anos de 2004 a 2008 em duas cidades interioranas. Os resultados mostraram convergência com a literatura em relação a sexo, uma vez que o sexo masculino se apresentou em maior número, e quanto ao método, o enforcamento sendo o mais utilizado em ambos os sexos. A estimativa média de suicídio por 100 mil habitantes/ano nas duas regiões foi de 5,4, similar ao encontrado na literatura. Discute-se sobre a necessidade de realização de mais pesquisas, com maior atenção por parte dos profissionais da saúde em traçar um perfil destes sujeitos.

Keywords : Suicídio; métodos de suicídio; epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )