SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes; CARNEIRO, Adriana Munhoz; GOMES, Juliana Oliveira  e  CARDOSO, Hugo Ferrari. Análise Epidemiológica do Suicídio em duas Regiões do Estado de São Paulo entre 2004 e 2008. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 2-12. ISSN 1982-1247.

O suicídio é um problema de saúde pública, o qual vem aumentando nas últimas décadas. Estudos de levantamento são importantes no sentido de apontar regiões em que esse fenômeno ocorre com maior frequência a fim de desenvolver programas preventivos. Assim, este estudo visa a contribuir para este campo, mediante o levantamento de perfis de suicidas entre os anos de 2004 a 2008 em duas cidades interioranas. Os resultados mostraram convergência com a literatura em relação a sexo, uma vez que o sexo masculino se apresentou em maior número, e quanto ao método, o enforcamento sendo o mais utilizado em ambos os sexos. A estimativa média de suicídio por 100 mil habitantes/ano nas duas regiões foi de 5,4, similar ao encontrado na literatura. Discute-se sobre a necessidade de realização de mais pesquisas, com maior atenção por parte dos profissionais da saúde em traçar um perfil destes sujeitos.

Palavras-chave : Suicídio; métodos de suicídio; epidemiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )