SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Análise Epidemiológica do Suicídio em duas Regiões do Estado de São Paulo entre 2004 e 2008Caracterização da Violência Sexual a partir de Denúncias e Sentenças Judiciais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da et al. Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino Fundamental. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 13-18. ISSN 1982-1247.

Consciência morfológica é a habilidade de refletir sobre os morfemas. Essa habilidade está relacionada à aquisição da leitura e da escrita. A maioria dos estudos nessa área foca no desenvolvimento da morfologia flexional. Menos se sabe sobre a morfologia derivacional. Este estudo verificou o desenvolvimento da morfologia derivacional. Trinta e sete crianças de primeiro e terceiro ano responderam a uma tarefa de decisão lexical que exigia que a criança julgasse um par de palavras com base na morfologia da língua portuguesa. Os resultados mostraram que as crianças de primeiro ano fizeram julgamentos ao nível de chance. As crianças de terceiro ano tiveram desempenho acima do nível de chance. No entanto, não houve diferença estatisticamente significativa entre as séries escolares. Esses resultados contradizem os usualmente encontrados na literatura. O tipo de tarefa e a natureza do sistema escolar são apontados como possíveis explicações para as diferenças nos resultados.

Palabras clave : Morfologia derivacional; consciência metalinguística; consciência morfológica; habilidade metalinguística.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )