SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Desenvolvimento da Morfologia Derivacional nos Primeiros Anos do Ensino FundamentalO Lugar da Metapsicologia na Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PINCOLINI, Ana Maria Franchi; HUTZ, Cláudio Simon  e  LASKOSKI, Lorena. Caracterização da Violência Sexual a partir de Denúncias e Sentenças Judiciais. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 19-28. ISSN 1982-1247.

Este trabalho apresenta um levantamento de dados sobre abuso sexual de crianças e adolescentes no Rio Grande do Sul, Brasil. A coleta foi realizada a partir de denúncias e sentenças judiciais referentes a 229 processos criminais encaminhados à 1ª e 2ª Varas da Infância e Juventude de Porto Alegre para oitiva no Projeto Depoimento Sem Dano entre 2003 e 2007. Foram coletados dados relativos às características de vítimas e réus, tipo de abuso (intra ou extrafamiliar), tempo de tramitação e desfecho dos processos. Os crimes e atos infracionais mais frequentes foram estupro e atentado violento ao pudor. Os resultados mostraram predominância do abuso sexual intrafamiliar contra meninas. A maioria dos acusados tinha relação com a vítima, sendo familiar ou conhecido.

Palavras-chave : Abuso sexual; abuso sexual intrafamiliar; sistema judiciário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )