SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Caracterização da Violência Sexual a partir de Denúncias e Sentenças JudiciaisO Câncer de Mama na Percepção de Mulheres Mastectomizadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

ROTSTEIN, Eduardo. O Lugar da Metapsicologia na Psicanálise. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 29-39. ISSN 1982-1247.

A otherrente contradição contida no discurso freudiano, que, por um lado, afirma a procedência exclusivamente empírica da Psicanálise e, por outro, reconhece a presença de especulação em seu interior, enseja a questão central do presente artigo: que importância tem a Metapsicologia - a teoria especulativa de Freud - para o empreendimento psicanalítico? A afirmação da proveniência empírica da Psicanálise perde sua força, principalmente, sob a consideração da influência que o pensamento hegemônico à época de Freud exerceu sobre seu discurso epistemológico. Em controtherrtida, os desenvolvimentos sobre a Metapsicologia e sobre suas relações com a Metafísica reforçam a hipótese de que a Metapsicologia é indispensável ao exercício da Psicanálise. Tudo indica, com efeito, que a teoria metapsicológica repousa sobre a suposição - inverificável empiricamente - da existência do inconsciente, justamente o objeto ao qual se voltam a investigação e a prática analítica. O caráter especulativo do inconsciente não exclui, contudo, a vinculação da Psicanálise à experiência, pois a suposição desse objeto é o principio que orienta o exercício da clínica analítica e propicia as manifestações verificadas em seu curso.

Palabras clave : Psicanálise; metapsicologia; inconsciente; especulação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )