SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1O Lugar da Metapsicologia na PsicanáliseFronteiras da Sublimação: Notas sobre a Elaboração do Conceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MEZZOMO, Natacha Regina  e  ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. O Câncer de Mama na Percepção de Mulheres Mastectomizadas. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 40-49. ISSN 1982-1247.

Este estudo exploratório teve como objetivo principal verificar a percepção de mulheres mastectomizadas quanto à notícia do diagnóstico e da mastectomia, rede de apoio social e experiências positivas durante o tratamento do câncer de mama. Participaram do estudo seis mulheres que já foram submetidas à mastectomia, com idade entre 46 e 77 anos. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada. Os resultados indicaram que maior parte das respostas das entrevistadas estavam focadas em detalhes da fala do médico, e na postura ativa frente à notícia. Também foi observado que as vivências positivas frente à doença estiveram ligadas principalmente às mudanças de valores e atitudes, e que a principal rede de apoio relatada foi a família em geral e o cônjuge.

Palavras-chave : Mulheres mastectomizadas; recepção do diagnóstico; rede apoio social; experiências positivas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )