SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1O Câncer de Mama na Percepção de Mulheres MastectomizadasUma Criança é Adotada: O Lugar Simbólico da Filiação e seus Efeitos Subjetivos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

NAKASU, Maria Vilela Pinto. Fronteiras da Sublimação: Notas sobre a Elaboração do Conceito. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 50-60. ISSN 1982-1247.

Conceito extenso é a sublimação, prenhe de sentidos, fronteiriço, que transita entre a teoria da sexualidade, a teoria do ego e suas defesas, a teoria pulsional, a teoria da cultura e da formação de caráter. Este trabalho se propõe a demonstrar que as bases do conceito de sublimação foram consolidadas já em 1905, com a elaboração da teoria sexual infantil, e ampliada com o desenvolvimento da teoria das pulsões. Sugerimos, primeiro, que a sublimação, aos poucos, torna-se um conceito de inúmeras definições. Segundo, que a referência à cultura é crucial no processo de elaboração da sublimação na medida em que a atividade sublimatória é relevante à satisfação pulsional do indivíduo e à saúde psíquica do homem civilizado.

Palabras clave : Freud; sublimação; cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )