SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1A Child is Adopted: The Symbolic Role of Filiation and its Subjective EffectsSelf-image and Self-esteem: The Construction of Subjectivity in the Operative Group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

LOPES, Dulce Duarte; RODRIGUES, Fernanda Deotti  and  BARROS, Nathalia Daher Vieira de Moraes. Para além da Doença: Integralidade e Cuidado em Saúde.. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.1, pp. 68-73. ISSN 1982-1247.

O que por vezes observa-se nos atendimentos em saúde é um grande descaso em relação aos aspectos subjetivos do sujeito debilitado, pois o olhar profissional na maioria das vezes fica demasiadamente preso à organicidade da patologia. Entretanto, um atendimento que vise na prática aos preceitos da integralidade, à disponibilidade e ao interesse do profissional de saúde cria um campo relacional empático e acolhedor, que fará toda a diferença na forma como a doença será vivenciada. O presente artigo propõe algumas reflexões inerentes ao paciente e seus aspectos subjetivos, ao processo de adoecimento e suas repercussões, a fim de promover um maior alcance e aprofundamento das especificidades envolvidas neste contexto.

Keywords : Integralidade; cuidado; saúde; subjetividade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )