SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Evidências de Validade Convergente e pela Comparação com Construtos Relacionados para o Teste de InteligênciaSimilaridade Ortográfica e Reconhecimento de Letras na Tarefa de Reicher-Wheeler índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

FREITAS, Maria de Fatima Quintal de  y  OLIVEIRA, Lygia Maria Portugal de. Juventude e Educação Profissionalizante: Dimensões Psicossociais do Programa Jovem Aprendiz. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 111-120. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200004.

Este artigo pretende analisar os impactos psicossociais da relação entre educação e profissionalização na ótica dos jovens participantes de um Programa de Aprendizagem (PA). Aplicaram-se questionários a 99 jovens do PA buscando compreender: as razões do ingresso e permanência; a importância atribuída; as contribuições para o futuro profissional e a formação educacional. A análise qualitativa das respostas indicou forte influência de amigos/colegas de trabalho. Os jovens sugeriram melhorias e indicaram paradoxos na relação trabalho-formação. Utilizando aportes da psicologia social comunitária e visando a uma formação cidadã, foi proposta uma reflexão sobre juventude e educação profissionalizante, as contribuições para uma formação ampliada dos jovens, e sobre a dinâmica "estudante que trabalha" e "trabalhador que estuda".

Palabras clave : Adolescente; Programa Jovens Aprendizes; participação comunitária; trabalho juvenil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )