SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Juventude e Educação Profissionalizante: Dimensões Psicossociais do Programa Jovem AprendizA Produção Científica sobre a Formação de Psicólogos no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

JUSTI, Francis Ricardo dos Reis  e  JUSTI, Cláudia Nascimento Guaraldo. Similaridade Ortográfica e Reconhecimento de Letras na Tarefa de Reicher-Wheeler. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 121-129. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200005.

Esse estudo investiga o efeito do número de vizinhos ortográficos e o efeito do número de vizinhos transpostos no reconhecimento de letras em pseudopalavras em uma tarefa de Reicher-Wheeler. Participaram dessa pesquisa 34 estudantes universitários que falam o português do Brasil. Observou-se que as letras das pseudopalavras que tinham muitos vizinhos ortográficos foram reconhecidas com maior precisão do que as letras das pseudopalavras que não tinham vizinhos ortográficos. Além disso, as letras das pseudopalavras que tinham um vizinho transposto foram reconhecidas com maior precisão do que as das pseudopalavras que não os tinham. O efeito dessas variáveis pode ser explicado por um processo de retroalimentação que ocorreria entre as representações ortográficas das palavras e de suas letras componentes.

Palavras-chave : Reconhecimento visual de palavras; vizinhança ortográfica; vizinhos transpostos; tarefa de Reicher-Wheeler.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )