SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Similaridade Ortográfica e Reconhecimento de Letras na Tarefa de Reicher-WheelerHeterogeneidade Cognitiva nas Dificuldades de Aprendizagem da Matemática: Uma Revisão Bibliográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

COSTA, Joyce Pereira da et al. A Produção Científica sobre a Formação de Psicólogos no Brasil. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 130-138. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200006.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar publicações sobre a formação graduada de psicólogos no Brasil. Foram coletados artigos, livros, capítulos de livros, dissertações e teses, publicados até 2011, em bases de dados on-line, resultando em 176 documentos. Foram analisados aspectos relativos aos seguintes tópicos: ano de publicação, autoria, distribuição geográfica, delineamento do estudo, área da psicologia e tema da formação graduada. Os resultados principais sugerem que: a produção sobre a temática encontra-se dispersa e possui caráter opinativo; grande parcela das publicações focaliza áreas tradicionais da Psicologia e aborda o tema por uma ótica internalista. Ressalta-se a necessidade de maior articulação entre os pesquisadores do campo e maior produção de estudos sobre o tema, além da consideração dos determinantes macropolíticos para melhor compreensão do processo formativo.

Palabras clave : Graduação em psicologia; trabalhos acadêmico-científicos; análise documental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )