SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2A Produção Científica sobre a Formação de Psicólogos no BrasilTeoria da Mente e Desenvolvimento Social na Infância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

HAASE, Vitor Geraldi; COSTA, Annelise Júlio; ANTUNES, Andressa Moreira  y  ALVES, Isabella Starling. Heterogeneidade Cognitiva nas Dificuldades de Aprendizagem da Matemática: Uma Revisão Bibliográfica. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 139-150. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200007.

O progresso tecnológico e econômico de um país associa-se a melhorias na qualidade de vida à custa de uma demanda crescente do desempenho cognitivo e acadêmico da população. As dificuldades de aprendizagem da matemática (DAM) representam um risco, diminuindo potencialmente o capital cognitivo de uma sociedade. Os diagnósticos e intervenções neuropsicológicos melhoram potencialmente o funcionamento cognitivo e o bem-estar dos indivíduos. Pesquisas são necessárias para um planejamento efetivo e equitativo de políticas públicas. Os critérios diagnósticos atuais das dificuldades de aprendizagem são estatísticos e arbitrários, resultando em uma heterogeneidade clínica e em um alto índice de comorbidades. Neste artigo, foram analisados, através de uma revisão de literatura, os possíveis mecanismos cognitivos envolvidos nas DAM e em outros distúrbios relacionados. Conclui-se que o processamento fonológico, a memória de trabalho, o processamento visoespacial e o senso numérico são domínios potencialmente subjacentes às DAM. Mais estudos longitudinais e integrativos que avaliem simultaneamente a contribuição destes fatores são necessários.

Palabras clave : Dificuldades de aprendizagem da matemática; senso numérico; memória de trabalho; habilidades visoespaciais; revisão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )