SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Heterogeneidade Cognitiva nas Dificuldades de Aprendizagem da Matemática: Uma Revisão BibliográficaEstilos de Apego como Possíveis Preditores de Estados Motivacionais em Atividades Esportivas de Rendimento: Uma exploração teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

SILVA, Renata de Lourdes Miguel da; RODRIGUES, Marisa Cosenza  e  SILVEIRA, Flávia Fraga. Teoria da Mente e Desenvolvimento Social na Infância. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 151-159. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200008.

A capacidade de compreender os estados mentais, que permite predizer e explicar as ações humanas por meio da linguagem desenvolve-se gradualmente na infância. A aquisição dessa capacidade tem um impacto direto sobre o desenvolvimento social das crianças, em especial nas relações com seus pares. Nesta direção, destacam-se aspectos como as relações de amizade, o comportamento pró-social, a empatia e a aceitação social. O presente artigo apresenta e discute estudos nacionais e internacionais que investigaram as possíveis relações entre o desenvolvimento social e a compreensão dos estados mentais, tais como desejos, crenças e emoções.

Palavras-chave : Desenvolvimento sociocognitivo; aceitação social; interação social; teoria da mente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )