SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Teoria da Mente e Desenvolvimento Social na InfânciaAutoeficácia para Escolha Profissional: Teoria, Pesquisas e Avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

SILVA, Marcílio Ângelo e. Estilos de Apego como Possíveis Preditores de Estados Motivacionais em Atividades Esportivas de Rendimento: Uma exploração teórica. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 160-170. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200009.

O artigo tem um caráter crítico-teórico exploratório sobre o domínio da psicologia esportiva, no que diz respeito a uma possível nova abordagem de predição de estados emocionais a partir da perspectiva da teoria do apego. Primeiramente, oferece uma revisão sobre a teoria do apego, desde o esboço inicial do precursor da área, o inglês John Bowlby, até as pesquisas mais recentes realizadas em diversos países e sob óticas diferentes. Versa também brevemente sobre aspectos da psicologia, no que concerne à motivação e outros elementos que a influenciam, tais como a emoção e a personalidade. Tece considerações finais apontando um possível caminho promissor para predição de estados motivacionais de atletas de rendimento muito antes da participação dos mesmos em competições, como, por exemplo, a motivação para o êxito ou fracasso. Finalmente apresenta a identificação dos estilos de apego de atletas como forma de predizer as tendências de seus comportamentos nos períodos pré, durante e pós-competição.

Palabras clave : Estados motivacionais; teoria do apego; psicologia esportiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )