SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Estilos de Apego como Possíveis Preditores de Estados Motivacionais em Atividades Esportivas de Rendimento: Uma exploração teóricaResiliência Familiar e Desenvolvimento Humano: Análise da Produção Científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

AMBIEL, Rodolfo A. M.  y  NORONHA, Ana Paula Porto. Autoeficácia para Escolha Profissional: Teoria, Pesquisas e Avaliação. Psicol. pesq. [online]. 2012, vol.6, n.2, pp. 171-178. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-12472012000200010.

Este trabalho tem como objetivo apresentar o construto autoeficácia para escolha profissional, a partir da apresentação da Teoria Social Cognitiva (TSC) e de sua aplicação ao contexto das decisões de carreira. Além disso, também aborda o percurso de sua aplicação ao campo do desenvolvimento de carreira no contexto mais amplo da Teoria Social Cognitiva do Desenvolvimento de Carreira (TSCDC). Em seguida, o conceito de autoeficácia para escolha profissional é explorado, sendo apresentadas várias pesquisas realizadas no contexto estrangeiro. Conclui-se que o construto, embora carente de mais divulgação no Brasil, tem obtido espaço no meio científico nacional e pode se constituir como uma importante ferramenta de compreensão, planejamento e avaliação do processo de escolha profissional.

Palabras clave : Orientação vocacional; Teoria Social Cognitiva; desenvolvimento de carreira; avaliação psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )