SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Avaliação das Funções Executivas na Infância: Revisão dos Conceitos e Instrumentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

FRIAS, Lincoln  y  JULIO-COSTA, Annelise. Os Equívocos e Acertos da Campanha "Não à Medicalização da Vida". Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 3-12. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010002.

A Campanha "Não à Medicalização da Vida", organizada pelo Conselho Federal de Psicologia, critica contundentemente a identificação e tratamento de crianças com transtornos de aprendizagem e com o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Isso gerou uma resposta imediata de entidades ligadas à psiquiatria, neurociências e neuropsicologia. O propósito deste artigo foi explicar o que a Campanha entende por medicalização e apresentar seus argumentos contra essa prática (o argumento da falta de objetividade científica, da pressão da indústria farmacêutica, da estigmatização e dos efeitos indesejados). A análise desses argumentos conclui que todos eles são falhos e que a campanha mistura uma preocupação terapêutica legítima em relação à medicação excessiva e mal-informada (uso não-racional) com suposições incompatíveis com a ciência.

Palabras clave : Medicalização; transtornos de aprendizagem; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )