SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1A Cerebelite Aguda Desempenha um Papel no Perfil Neurocognitivo de uma Criança Após o seu Inicio?Tarefas para Avaliação Psicolinguística no Português do Brasil: Resultados Preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

COELHO, Roberta Paula Schell et al. Desempenho Neuropsicológico de Adolescentes com Transtorno de Humor Bipolar. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 63-69. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010007.

Recentes achados no campo da neuropsicologia apontam para possíveis prejuízos neurocognitivos associados ao Transtorno Bipolar (TB) em crianças e adolescentes. O presente estudo buscou avaliar o funcionamento cognitivo de adolescentes com TB. Participaram dele 23 adolescentes diagnosticados com TB e 20 adolescentes controles. Utilizou-se uma bateria neuropsicológica e clínica para avaliar as múltiplas funções. Os grupos apresentaram desempenho similar nas tarefas neurocognitivas, entretanto, evidenciou-se prejuízos relacionados à memória de trabalho visuo-espacial, planejamento e tomada de decisão. A identificação precoce de prejuízos neurocognitivos pode ser um fator determinante para minimizar o impacto de tais prejuízos no funcionamento global de crianças e adolescentes. Além disso, possibilita maior eficácia das estratégias de intervenção e prevenção de recaídas nestes indivíduos.

Palavras-chave : Neuropsicologia; adolescentes; transtorno bipolar; função executiva; memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )