SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Neuropsychological Performance in Adolescents with Bipolar DisorderMemory Evaluation of Patients with Lesion in the Basal Ganglia and Thalamus Following Stroke author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

ROTHE-NEVES, Rui et al. Tarefas para Avaliação Psicolinguística no Português do Brasil: Resultados Preliminares. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 70-78. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010008.

Objetivo: Este estudo visou ao desenvolvimento e avaliação de consistência interna de tarefas para avaliação de distúrbios da linguagem na abordagem psicolinguística seguindo os critérios da bateria Psycholinguistc Assessment of Language. Métodos: Cinco tarefas de compreensão e quatro de produção de linguagem foram desenvolvidas em português do Brasil e administradas a um grupo clínico com diagnóstico de afasia (n=26) e um grupo controle (n=55). As amostras não foram pareadas, pois o foco recaiu sobre as tarefas. Resultados: Como esperado, o grupo clínico obteve escores significativamente mais baixos, porém consistentes. Conclusões: Ao permitirem discriminar entre os grupos, as tarefas foram adequadas à aplicação em populações com distúrbio de linguagem adquirido. Permitiram ainda, conhecer as habilidades preservadas no grupo clínico, já que os subsistemas linguísticos avaliados por cada tarefa revelaram-se diferentemente comprometidos.

Keywords : Avaliação da linguagem; linguagem; psicolinguística; linguística.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )