SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Desempenho Neuropsicológico de Adolescentes com Transtorno de Humor BipolarAvaliação da Memória de Pacientes com Lesão em Núcleos da Base e Tálamo Pós-AVC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ROTHE-NEVES, Rui et al. Tarefas para Avaliação Psicolinguística no Português do Brasil: Resultados Preliminares. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 70-78. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010008.

Objetivo: Este estudo visou ao desenvolvimento e avaliação de consistência interna de tarefas para avaliação de distúrbios da linguagem na abordagem psicolinguística seguindo os critérios da bateria Psycholinguistc Assessment of Language. Métodos: Cinco tarefas de compreensão e quatro de produção de linguagem foram desenvolvidas em português do Brasil e administradas a um grupo clínico com diagnóstico de afasia (n=26) e um grupo controle (n=55). As amostras não foram pareadas, pois o foco recaiu sobre as tarefas. Resultados: Como esperado, o grupo clínico obteve escores significativamente mais baixos, porém consistentes. Conclusões: Ao permitirem discriminar entre os grupos, as tarefas foram adequadas à aplicação em populações com distúrbio de linguagem adquirido. Permitiram ainda, conhecer as habilidades preservadas no grupo clínico, já que os subsistemas linguísticos avaliados por cada tarefa revelaram-se diferentemente comprometidos.

Palavras-chave : Avaliação da linguagem; linguagem; psicolinguística; linguística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )