SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Tarefas para Avaliação Psicolinguística no Português do Brasil: Resultados PreliminaresA Bateria de avaliação frontal para o rastreio de disfunção executiva: Análise de propriedades psicométricas e dados normativos representativos para idosos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PAWLOWSKI, Josiane et al. Avaliação da Memória de Pacientes com Lesão em Núcleos da Base e Tálamo Pós-AVC. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 79-88. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010009.

Estudos demonstram a importância dos núcleos da base e do tálamo em memória, atenção, seleção e monitoramento de informações. Nesta pesquisa analisamos quatro casos com lesão subcortical unilateral de hemisfério esquerdo pós-AVC. As participantes foram avaliadas com o Questionário de Aspectos de Saúde e Socioculturais e o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve NEUPSILIN. Objetivou-se verificar e discutir discrepâncias no desempenho em diferentes tarefas de memória de pacientes com lesões subcorticais. Todas as pacientes apresentaram prejuízo na tarefa de evocação imediata e nenhuma na de evocação tardia. Os resultados parecem estar relacionados à menor capacidade para criar estratégias, organizar as informações e reter novos estímulos. Ressalta-se o envolvimento dessas estruturas em circuitos que, em conjunto com regiões corticais, fazem parte do processamento da memória operacional e das funções executivas. Estudos futuros devem incluir amostras mais amplas e controlar a influência das variáveis sociodemográficas.

Palavras-chave : Gânglios da base; tálamo; memória; codificação; acidente vascular cerebral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )