SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Avaliação da Memória de Pacientes com Lesão em Núcleos da Base e Tálamo Pós-AVCCoherencia del discurso y su relación con cognición en la enfermedad de Alzheimer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

PAULA, Jonas Jardim de et al. A Bateria de avaliação frontal para o rastreio de disfunção executiva: Análise de propriedades psicométricas e dados normativos representativos para idosos brasileiros. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp.89-98. ISSN 1982-1247.  https://doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010010.

Introdução: A Bateria de Avaliação Frontal (BAF) é um teste de rastreio para o exame das funções executivas. Investigou-se sua validade e fidedignidade e propuseram-se dados normativos em uma amostra representativa de idosos. Método: 391 idosos saudáveis e 93 pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer (DA) realizaram a FAB. Consistência interna, correlações convergentes, curva ROC e regressão logística compuseram a avaliação das propriedades psicométricas do teste. Resultados: Foi encontrada boa consistência interna, correlações significativas com outros testes e acurácia moderada (64%) para o diagnóstico de DA. O uso de subtestes específicos aumentou o potencial diagnóstico (75%). Normatização estratificada por idade e escolaridade foi proposta. Conclusão: A BAF apresentou propriedades psicométricas adequadas. Os valores normativos estratificados por idade e escolaridade podem melhorar o uso desse instrumento no exame neuropsicológico.

Palabras clave : Bateria de Avaliação Frontal; normatização; propriedades psicométricas; doença de Alzheimer.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )