SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Avaliação da Memória de Pacientes com Lesão em Núcleos da Base e Tálamo Pós-AVCCoherencia del discurso y su relación con cognición en la enfermedad de Alzheimer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

PAULA, Jonas Jardim de et al. A Bateria de avaliação frontal para o rastreio de disfunção executiva: Análise de propriedades psicométricas e dados normativos representativos para idosos brasileiros. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 89-98. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010010.

Introdução: A Bateria de Avaliação Frontal (BAF) é um teste de rastreio para o exame das funções executivas. Investigou-se sua validade e fidedignidade e propuseram-se dados normativos em uma amostra representativa de idosos. Método: 391 idosos saudáveis e 93 pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer (DA) realizaram a FAB. Consistência interna, correlações convergentes, curva ROC e regressão logística compuseram a avaliação das propriedades psicométricas do teste. Resultados: Foi encontrada boa consistência interna, correlações significativas com outros testes e acurácia moderada (64%) para o diagnóstico de DA. O uso de subtestes específicos aumentou o potencial diagnóstico (75%). Normatização estratificada por idade e escolaridade foi proposta. Conclusão: A BAF apresentou propriedades psicométricas adequadas. Os valores normativos estratificados por idade e escolaridade podem melhorar o uso desse instrumento no exame neuropsicológico.

Palabras clave : Bateria de Avaliação Frontal; normatização; propriedades psicométricas; doença de Alzheimer.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )