SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Discourse coherence and its relation with cognition in Alzheimer's diseaseUse of Effectiveness Quantitative Measures to Neuropsychological Rehabilitation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

CARTHERY-GOULART, Maria Teresa et al. Dissociação Entre Seres Vivos e Artefatos: Investigação de Efeito Categoria Específica no Processamento de Substantivos na Bateria de Memória Semântica de Cambridge. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 108-120. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010012.

Este trabalho investigou a existência de dissociação entre seres vivos e artefatos em dois estudos: um com adultos típicos e outro com a descrição de dois pacientes que receberam diagnósticos de Demência Semântica (DS) ou de Doença de Alzheimer (DA). Para tanto, foram utilizadas as provas de fluência verbal, nomeação, compreensão e definição da Bateria de Memória Semântica de Cambridge. Entre os adultos típicos, o número de acertos em seres vivos foi maior na nomeação, definição e fluência verbal. Diante do controle das covariáveis sociodemográficas correlacionadas com as tarefas, não se encontraram diferenças significativas. Já a investigação dos dois casos identificou diferentes perfis de distúrbio nas provas. Sugere-se que o paciente com DS teve dupla-dissociação em relação aos controles e à paciente com DA. Os resultados foram discutidos com base em modelos de organização do conhecimento semântico e correlatos neuroanatômicos.

Keywords : Memória semântica; demência semântica; doença de Alzheimer; avaliação neuropsicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )