SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Dissociation Between Living and Nonliving Concepts: Investigation of Category Specific Effects in Semantic Processing Using the Cambridge Battery of Semantic Memory Tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão; MELLO, Claudia Berlim de  and  FREITAS, Patrícia Martins de. Uso de Medidas Quantitativas de Eficácia em Reabilitação Neuropsicológica. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 121-131. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010013.

O objetivo deste estudo foi oferecer orientações quanto ao uso de medidas quantitativas para verificar a eficácia da reabilitação neuropsicológica, apresentando os pressupostos para emprego de medidas de magnitude de efeito. O método utilizado foi a revisão bibliográfica, baseada na escolha arbitrária de artigos em periódicos científicos e livros que tratem do tema. A partir desta revisão, recomendamos o uso de medidas de magnitude de efeito na mensuração da eficácia de intervenções em reabilitação neuropsicológica, com especial atenção para o uso do d de Cohen e delta de Cliff, bem como a descrição do poder estatístico dos testes utilizados e seus respectivos intervalos de confiança.

Keywords : Avaliação da eficácia terapêutica; medidas estatísticas; reabilitação neuropsicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )