SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Dissociação Entre Seres Vivos e Artefatos: Investigação de Efeito Categoria Específica no Processamento de Substantivos na Bateria de Memória Semântica de Cambridge índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

CARDOSO, Thiago da Silva Gusmão; MELLO, Claudia Berlim de  e  FREITAS, Patrícia Martins de. Uso de Medidas Quantitativas de Eficácia em Reabilitação Neuropsicológica. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.1, pp. 121-131. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300010013.

O objetivo deste estudo foi oferecer orientações quanto ao uso de medidas quantitativas para verificar a eficácia da reabilitação neuropsicológica, apresentando os pressupostos para emprego de medidas de magnitude de efeito. O método utilizado foi a revisão bibliográfica, baseada na escolha arbitrária de artigos em periódicos científicos e livros que tratem do tema. A partir desta revisão, recomendamos o uso de medidas de magnitude de efeito na mensuração da eficácia de intervenções em reabilitação neuropsicológica, com especial atenção para o uso do d de Cohen e delta de Cliff, bem como a descrição do poder estatístico dos testes utilizados e seus respectivos intervalos de confiança.

Palavras-chave : Avaliação da eficácia terapêutica; medidas estatísticas; reabilitação neuropsicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )