SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Imigração e Trabalho: Um Estudo Sobre Identidade Social, Emoçoes e Discriminaçao Contra Estrangeiros índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

ANTUNES, Ana Pereira; FARIA, Catarina Pereira; RODRIGUES, Sandra Estêvão  y  ALMEIDA, Leandro Silva. Inclusão no Ensino Superior: Percepções de Professores em uma Universidade Portuguesa. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 140-150. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020002.

As universidades enfrentam desafios crescentes com a democratização do ensino e o ingresso de alunos com necessidades especiais. Neste trabalho, analisamos as percepções dos professores do ensino superior sobre a inclusão desses alunos nesse nível de ensino. Os participantes são 10 docentes, diretores de curso do 1º ciclo, com uma idade média de 41,5 anos, sendo seis homens e quatro mulheres. Os dados foram recolhidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados utilizando-se a abordagem da grounded theory. Os resultados apontam para percepções favoráveis ao processo de inclusão educativa, condicionado por fatores ideológicos e instrumentais, e para uma noção alargada de necessidades educativas especiais, destacando-se a necessidade de recursos tecnológicos e humanos para apoio à inclusão, pelo que tecemos algumas apreciações, que se podem refletir em termos de intervenção ou de estudos futuros.

Palabras clave : Inclusão escolar; necessidades educativas especiais; atitudes dos professores; ensino superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )