SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Inclusion in Higher Education: Teachers' Perceptions in a Portuguese UniversityEfficacy of Audiovisual Information on Anxiety for Patients Undergoing Tooth Extraction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

GONDIM, Sônia Maria Guedes et al. Imigração e Trabalho: Um Estudo Sobre Identidade Social, Emoçoes e Discriminaçao Contra Estrangeiros. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 151-163. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020003.

Esta pesquisa analisa o poder explicativo da percepção de concorrência do estrangeiro no mercado de trabalho brasileiro, da identidade social, das emoções intergrupais e da supressão e reavaliação cognitiva na percepção de discriminação contra estrangeiros. Oitenta e nove pessoas que se encontravam nas áreas de circulação do aeroporto internacional de uma capital brasileira responderam ao survey eletrônico. Foram realizadas análises descritivas e de regressão. As emoções intergrupais e a percepção de ameaça geral contribuem para a explicação da percepção de discriminação. Encontrou-se correlação positiva entre a ameaça simbólica, econômica e hostilidade para com o estrangeiro. A supressão e reavaliação emocional não possuem relevância na explicação da percepção de discriminação.

Keywords : Imigração; identidade social; mercado de trabalho; emoções intergrupais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )