SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2A Eficácia de Vídeo Informativo sobre Ansiedade em Pacientes Submetidos à ExodontiaComportamento Alimentar Inadequado e Insatisfação Corporal em Jovens Atletas: Comparações em Função das Características Esportivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

BORGES, Gizelle Mendes  e  PERES, Rodrigo Sanches. Mecanismos de Defesa em Pacientes Oncológicos Recidivados: Um Estudo L ínico-Qualitativo. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 171-179. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020005.

O presente estudo objetivou investigar os mecanismos de defesa empregados por pacientes oncológicos adultos recidivados. Trata-se de um estudo clínico-qualitativo, do qual participaram oito pacientes avaliados a partir do emprego de uma entrevista. A definição do número de participantes envolveu o critério de saturação. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas na íntegra e analisadas de maneira independente. A racionalização, a regressão, a projeção e a denegação foram os mecanismos de defesa identificados com maior frequência, possivelmente em função da vivência da recidiva e do elevado poder disruptivo que a caracteriza. Conclui-se que a compreensão do funcionamento defensivo daqueles que se deparam com esse acontecimento pode auxiliar no aprimoramento da assistência multidisciplinar oferecida aos mesmos.

Palavras-chave : Psico-Oncologia; psicologia clínica da saúde; mecanismos de defesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )