SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Mecanismos de Defesa em Pacientes Oncológicos Recidivados: Um Estudo L ínico-QualitativoContribuições de Edith Stein para a Fundamentação Filosófica da Psicologia Científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

FORTES, Leonardo de Sousa  y  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Comportamento Alimentar Inadequado e Insatisfação Corporal em Jovens Atletas: Comparações em Função das Características Esportivas. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 180-187. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020006.

O objetivo do presente estudo foi comparar comportamento alimentar inadequado (CAI) e a insatisfação corporal (IC) entre atletas do sexo masculino de esportes coletivos, com divisão por classe de peso e modalidades de potência. Participaram 465 atletas com idades entre 10 e 19 anos, competidores de esportes coletivos e individuais. Utilizaram-se o Eating Attitudes Test e o Body Shape Questionnaire para avaliar o CAI e a IC, respectivamente. Conduziu-se análise univariada de covariância para comparar o CAI e a IC segundo grupos de esportes. Os resultados evidenciaram que atletas de esportes coletivos demonstraram maior frequência de CAI quando comparados aos demais grupos (p<0,05). Ademais, esportistas de modalidades com divisão por classe de peso mostraram-se mais insatisfeitos em relação aos outros grupos (p<0,05). Concluiu-se que tanto o CAI quanto a IC foram diferentes em função dos grupos de esportes.

Palabras clave : Comportamento alimentar; imagem corporal; atletas; transtornos da alimentação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )