SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Inadequate Eating Behavior and Body Dissatisfaction in Young Athletes: Comparisons According to Sports CharacteristicsInvestigation of Cognitive Domains in Williams Syndrome's Patients Using Wechsler's Scales author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

CARDOSO, Carolina de Resende Damas  and  MASSIMI, Marina. Contribuições de Edith Stein para a Fundamentação Filosófica da Psicologia Científica. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 188-199. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020007.

O artigo visa apresentar contribuições de Edith Stein para a fundamentação filosófica da Psicologia enquanto ciência rigorosa da subjetividade. São destacados momentos relevantes para situar o berço da Psicologia científica, assim como o surgimento da Fenomenologia. Ambas surgiram como resultado de questões filosóficas, sendo uma delas referente ao tema do psicologismo e à decorrente tendência à naturalização da Psicologia, de modo que a Fenomenologia surge em oposição a tal movimento. A figura de Edith Stein se destaca devido a suas análises do objeto e do enquadramento epistemológico da Psicologia. Partindo da análise das estruturas essenciais da pessoa, ela oferece uma nova concepção de subjetividade, assim como analisa as metodologias científicas que melhor poderiam apreender esse objeto.

Keywords : Edith Stein; psicologia científica; psicologia e filosofia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )