SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Edith Stein's Contributions to the Philosophical Foundation of Scientific PsychologyAttention and Executive Functions in Children with Developmental Dyslexia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

SALVADOR, Larissa de Souza et al. Investigação dos Domínios Cognitivos de Pacientes com Síndrome de Williams Usando as Escalas Wechsler. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 200-207. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020008.

A Síndrome de Williams (SW) é uma doença de etiologia genética, causada por microdeleções na região do cromossomo 7q11.23. Pacientes com SW podem apresentar QI verbal significativamente superior ao executivo, o que explicaria o déficit recorrente nas habilidades visoespaciais e a preservação de aspectos das habilidades verbais. O estudo teve como objetivo analisar o perfil cognitivo de uma série de casos de pacientes com SW, utilizando a Escala Wechsler de Inteligência. A amostra foi composta por dez pacientes. Os resultados apontam para um padrão de desempenho semelhante entre os participantes na escala verbal, porém o QI de execução teve maior correlação com o QI total. Foi observada uma discrepância entre habilidades verbais e não verbais em 40% dos participantes.

Keywords : medidas de inteligência; escala de inteligencia Wechsler para criancas; escala de inteligencia Wechsler para adultos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )