SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Investigação dos Domínios Cognitivos de Pacientes com Síndrome de Williams Usando as Escalas WechslerTrajetórias Investigativas da Possessão: Uma Abordagem Etnopsicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

LIMA, Ricardo Franco de; AZONI, Cíntia Alves Salgado  e  CIASCA, Sylvia Maria. Atenção e Funções Executivas em Crianças com Dislexia do Desenvolvimento. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 208-219. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020009.

São escassos os estudos nacionais sobre a Dislexia do Desenvolvimento (DD) que investigam outros domínios cognitivos, além da linguagem. O presente estudo objetivou comparar o desempenho de crianças com DD e crianças sem dificuldades de aprendizagem em instrumentos que avaliam a atenção e as Funções Executivas (FE). Participaram 61 crianças, com idade média de 9,7 anos, divididas em grupo com DD e controle. Foram utilizados os instrumentos: subtestes da Escala de Inteligência Wechsler para crianças, Testes de Cancelamento, Teste das Trilhas, Teste Stroop, Torre de Londres, Teste Wisconsin e Fluência Verbal. Os resultados mostraram diferenças entre os grupos, sugerindo que indivíduos com DD podem apresentar prejuízos na atenção e em componentes das FE. Também sugeriram que as crianças com DD apresentam padrão diferente de rastreamento visual e seleção de recursos executivos, principalmente diante de estímulos com conteúdo verbal.

Palavras-chave : Neuropsicologia; dislexia; atenção; função executiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )