SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Trajetórias Investigativas da Possessão: Uma Abordagem EtnopsicológicaViolência Doméstica e Crenças: Intervenção com Profissionais da Atenção Primária à Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

PAULINO, Geanne Pereira Alves; PATIAS, Naiana Dapieve  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Paternidade Adolescente: Um Estudo sobre Autopercepções do Fenômeno. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 230-241. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020011.

Ser pai prematuramente, em alguns contextos, pode causar preocupação e resistência no meio social. Este trabalho teve como objetivo compreender alguns aspectos envolvidos no fenômeno da paternidade adolescente, como, por exemplo, as principais mudanças identificadas na vida de pais adolescentes e as concepções sobre paternidade dos mesmos. Utilizaram-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com três pais adolescentes de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. As entrevistas foram analisadas por meio da análise de conteúdo categorial temática. Apesar de a paternidade na adolescência ser um acontecimento não esperado, os participantes perceberam ganhos com o advento da gravidez e, consequentemente, da paternidade. A responsabilidade foi apontada como um fator positivo em suas vidas, na medida em que os fez procurar outras formas de viver diante da situação.

Palavras-chave : Paternidade; adolescência; psicologia do adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )