SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Teenage Fatherhood: A Study on Self-perceptions of the PhenomenonBibliometric Review of Academic Production About Suicide Between 2002 and 2011 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

BRUM, Camila Resende Soares; LOURENCO, Lélio Moura; GEBARA, Carla Ferreira de Paula  and  RONZANI, Telmo Motta. Violência Doméstica e Crenças: Intervenção com Profissionais da Atenção Primária à Saúde. Psicol. pesq. [online]. 2013, vol.7, n.2, pp. 242-250. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201300020012.

A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar as crenças e atitudes dos profissionais da Atenção Primária à Saúde em relação à violência doméstica. Participaram da pesquisa 65 profissionais que responderam a um questionário autoaplicável, estruturado, individual e anônimo. O instrumento foi aplicado antes e após uma capacitação conceitual sobre violência doméstica, com o intuito de analisar as crenças e as possíveis mudanças a partir deste tipo de intervenção. Os dados foram analisados por meio do programa SPSS e pelo teste de significância McNemar. Os resultados indicaram mudanças de crenças significativas, a partir da intervenção proposta quanto à forma do profissional do Programa Saúde da Família em lidar com vítimas de violência doméstica; ao papel do trabalhador da atenção primária em detectar pacientes com problemas relacionados à violência doméstica, ao interesse profissional sobre o padrão, os riscos de saúde relacionados e o aconselhamento para diminuir ou pará-la. Os dados não indicaram mudanças referentes à confiança que os profissionais sentem em sua habilidade para lidar com a questão.

Keywords : Violência doméstica; profissionais de saúde; crenças; prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )