SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Uma Resenha de Três Autores do Brasil Colonial a Partir da Ótica Agostiniana da Temporalidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia em Pesquisa

versión On-line ISSN 1982-1247

Resumen

AGOSTA, Lou. Requinte da Empatia: Diversos Significados da Simpatia de Hume. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.1, pp. 3-15. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400010002.

O argumento deste artigo é que Hume usa múltiplas definições para "simpatia", que estão mapeadas próximas ao sentido multidimensional de empatia, o qual distingue a receptividade empática, a compreensão empática, a interpretação empática e a resposta empática. A seção sobre a relevância atual de Hume usa a "humanidade" como ponte entre a simpatia e a empatia. Uma revisão da literatura sobre o debate referente à simpatia na literatura de Hume estabelece o que passou despercebido nos diversos significados de simpatia, ou seja, receptividade, interpretação e responsividade ótima. Estas estão inseridas nas seções sobre simpatia como receptividade aos afetos, interpretação e responsividade ótima, cada um correlacionado aos aspectos paralelos da empatia.

Palabras clave : Simpatia; empatia; receptividade; compreensão; gosto.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )