SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1A Delicacy of Empathy: Hhume's Many Meanings of SympathyModern Visuality: Reflections About Goethe's and Schopenhauer's Works author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia em Pesquisa

On-line version ISSN 1982-1247

Abstract

MASSIMI, Marina  and  PAULA, Sérgio Peres de. Uma Resenha de Três Autores do Brasil Colonial a Partir da Ótica Agostiniana da Temporalidade. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.1, pp. 16-29. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400010003.

O objetivo do artigo é evidenciar traços da concepção agostiniana de temporalidade presentes em obras de autores da cultura brasileira colonial. O estudo, desenvolvido na perspectiva da história dos saberes psicológicos, propõe uma resenha à luz do tema agostiniano da temporalidade dos textos dos autores escolhidos para análise: Antônio Vieira, Alexandre de Gusmão e Nuno Marques Pereira. Neles, a análise evidencia a presença das quatro dimensões agostinianas da temporalidade: a diferença entre tempo e eternidade; o tempo psicológico; o tempo moral e o tempo histórico. Evidencia também a relação entre a noção de temporalidade e o dinamismo pessoal. Fica clara, portanto, a presença de aspectos do pensamento de Agostinho na concepção da temporalidade dos referidos autores.

Keywords : Temporalidade; Agostinho; saberes psicológicos na cultura brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )