SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Há contribuições diferentes da morfologia derivacional e flexional para a escrita? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

LONGATO, Carolina Ruiz  e  BARRERA, Sylvia Domingos. Teorias implícitas de professores sobre a natureza, origem e desenvolvimento da inteligência. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp. 135-143. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020002.

Considerando que as crenças docentes podem influenciar as relações com alunos e as estratégias didáticas, esta pesquisa objetivou analisar as teorias implícitas de professoras sobre a natureza, origem e desenvolvimento da inteligência. Participaram 60 professoras de escolas de Ensino Fundamental, das redes pública e privada. Foi utilizado um questionário consistindo numa escala Likert de quatro níveis, elaborado com base em instrumentos da literatura. Os resultados foram analisados quantitativamente. De modo geral, as professoras tenderam a concordar com a maleabilidade e multidimensionalidade da inteligência, porém foram identificadas algumas diferenças entre as teorias implícitas das professoras segundo a rede, com as professoras da rede particular apresentando maior discordância de afirmações que concebem a inteligência como um traço fixo e de origem genética.

Palavras-chave : inteligência; professores; ensino fundamental; intelligence; teachers; elementary education.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )