SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Teorias implícitas de professores sobre a natureza, origem e desenvolvimento da inteligênciaEscala de Felicidade de Lima: validade fatorial e consistência interna índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da  e  FREITAS JUNIOR, Pedro Viana de. Há contribuições diferentes da morfologia derivacional e flexional para a escrita?. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp. 144-149. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020003.

O presente estudo investigou a relação entre a consciência morfológica e a escrita em 111 adolescentes matriculados no 6º ano de uma escola pública na região urbana do Estado do Rio de Janeiro. Os adolescentes tiveram que realizar duas tarefas de consciência morfológica, focando na morfologia derivacional e flexional, e uma tarefa de escrita, o subteste do Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados das regressões mostraram que, para essa amostra, a morfologia derivacional faz uma contribuição significativa após o controle da idade e da consciência fonológica para a escrita, mas a morfologia flexional não. Os resultados são discutidos à luz das teorias recentes sobre o papel dos morfemas para a escrita.

Palavras-chave : escrita; morfologia derivacional; morfologia flexional; consciência metalinguística; consciência morfológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )