SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Escala de Felicidade de Lima: validade fatorial e consistência internaIdentificação de talentos: uma análise exploratória do modelo dos três anéis e do modelo das portas giratórias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia em Pesquisa

versão On-line ISSN 1982-1247

Resumo

ALVES, Valdenis de Deus; NEIVA, Elaine Rabelo  e  PAZ, Maria das Graças Torres da. Configurações de poder, suporte organizacional e bem-estar pessoal em uma organização pública. Psicol. pesq. [online]. 2014, vol.8, n.2, pp. 159-169. ISSN 1982-1247.  http://dx.doi.org/10.5327/Z1982-1247201400020005.

A literatura sobre bem-estar no trabalho tem demandado investigações dos fatores preditores desse fenômeno. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivos: 1) descrever as configurações de poder, a percepção de suporte organizacional e o bem-estar de uma organização pública; 2) avaliar a influência de variáveis demográficas e funcionais sobre o bem-estar do empregado nas organizações; e 3) avaliar o efeito das características organizacionais de poder e suporte sobre o bem-estar pessoal dos empregados. Foram utilizadas as escalas de configuração de poder organizacional, suporte organizacional percebido e bem-estar pessoal nas organizações. As escalas foram aplicadas individualmente à amostra aleatória, estratificada por área e composta por 321 funcionários de uma empresa pública. O estilo de gestão, suporte material, sobrecarga de trabalho, ascensão profissional, suporte social e a configuração missionária foram preditores de bem-estar.

Palavras-chave : poder; suporte; organizações; bem-estar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )